terça-feira, 6 de março de 2012

Exercício 1: Diagramas (I)


      O PROGRAMA
  
O programa de necessidades foi realizado com base nos desejos e exigências de um artista/pintor. Dentre as quais estava a criação de um pequeno espaço de trabalho para o usuário – levando em consideração a pré existência de um ateliê principal (já presente no projeto original da Casa Ozenfant realizado por Le Corbusier).

Manter os sheds originais do projeto de Le Corbusier e o acesso ao terraço (escada) cobertos também foram requisitos. Além disso, houve a sugestão da implantação de um espaço de lazer, estando esse ao ar livre ou não. Esse espaço poderia ser visto como um local para receber amigos ou até mesmo um espaço mais intimista, opção escolhida por mim.

Acentuou-se a importância de evitar a colocação de barreiras visuais em algumas direções (para que o usuário pudesse aproveitar alguns privilégios da localização da casa, como as vistas para a Sq. de Montsouris, a grande massa vegetal situada ao sul e um reservatório ao norte - do outro lado da Av. Reille).

Maison Ozenfant






































































Optei pela criação de dois ambientes diferentes e separados fisicamente. Um, junto ao acesso ao terraço, que abrigaria o pequeno espaço de trabalho (mesa de trabalho + cadeira) e lugar para um cavalete ou objetos de necessidade do artista. E outro dedicado ao lazer.
      
                              






LOCALIZAÇÃO

A Casa Ozenfant situa-se em uma esquina entre duas ruas com características contrastantes de Paris: a Sq. de Monstouris, rua de curta extensão com casas pequenas e uso predominantemente residencial em seu entorno, e a Av. Reille, uma avenida longa e movimentada.

Além disso, há no entorno alguns lotes com peculiaridades a serem levadas em conta, como fora citado anteriormente (visuais...).

A edificação possui como delimitações a Av Reille (a norte), a Sq. de Montsouris (a leste), uma edificação a oeste e um terreno com bastante massa vegetal ao sul.

O lote da casa tem um formato não usual e dimensões pequenas. No terraço, devido a edificação a oeste ser mais elevada, há a existência de uma barreira física e visual, criando uma espécie de muro com cerca de 5m acima da altura do terraço.

O terraço fica mais exposto à insolação ao norte, nordeste, leste e sul já que o fato de a edificação vizinha (a oeste) ter uma altura superior proporciona sombra ao terraço no período da tarde.






Vista do Google Earth (encontro da Av Reille com a Sq. de Montsouris).




Imagem da Square de Montsouris.

Devido à grande incidência solar no sentido norte, o ambiente envidraçado foi coberto com uma laje.

No ambiente de estudo uma janela garantiu a preservação da visual para a massa vegetal ao sul. As visuais para norte também foram preservadas nos dois ambientes, devido ao uso de transparências (a janela e o próprio revestimento de vidro).

A visual para a Sq. de Montsouris também foi conservada.

A privacidade do usuário foi levada em conta e mantida por meio de uma distância razoavelmente grande entre o ambiente envidraçado e os limites do terraço, privando os usuários da exposição aos pedestres da movimentada Av. Reille.









MATERIAIS

Na Casa Ozenfant, Le Corbusier optou pela cor branca nas paredes e por esquadrias pretas nas janelas.

No exterior do projeto realizado no terraço, a ideia é a utilização de um piso regular quadrangular (podendo ser basáltico) de cerca 45x45cm para criar textura (em contraponto com as paredes lisas). Nos dois cômodos do interior, a decisão de revestimento do piso foi pelo cimento queimado.


ERGONOMIA

O ambiente de espaço de trabalho acabou adquirindo dimensões pequenas, devido a existência, na casa, de um outro espaço “principal” dedicado a mesma função.

No ambiente de espaço de trabalho (que dá acesso coberto à escada), econtramos um mobiliário fixo (a pequena laje que serve como mesa de trabalho, anexado à coluna que sustenta a laje externa) e um mobiliário com mobilidade, como a cadeira e o cavalete do artista. Além dessa área de trabalho, há uma faixa livre dedicada à circulação de quem vai da escada/área de trabalho ao exterior. No ambiente de lazer, encontramos também um mobiliário fixo (estante de livros, lareira) e um mobiliário com mobilidade (a chaise longue).

O acesso entre os dois ambientes se dá ao ar livre, sendo essa área de circulação coberta por uma laje.


As duas lajes sobrepostas e cruzadas, além de se apresentarem uteis quanto às questões de circulação e exposição solar, também acabam por integrar os dois ambientes, unindo-os por esse elemento. 











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